Urussanga: Munícipio se prepara para a XVI Ritorno Alle Origini

Evento que será realizado de 24 a 26 de maio contará com atividades que evidenciam a cultura italiana trazida pelos imigrantes

 Redação MonteCarlo FM
Foto: Prefeitura de Urussanga

Urussanga se prepara para vivenciar de 24 a 26 de maio a XVI edição da Festa Ritorno Alle Origini. O evento que celebra a tradição trazida pelos imigrantes italianos que colonizaram o município, terá uma programação que evidencia a cultura, o vinho, os artistas locais e este ano contará com o show nacional gratuito da banda Nenhum de Nós. Com entrada gratuita durante todos os dias, o evento será realizado no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Além da festa, também será celebrado os 141 anos de fundação de Urussanga lembrado no dia 26 de maio.

“Ritorno Alle Origini é uma festa cultural que celebra a tradição italiana trazida pelos nossos imigrantes. É Uma festa que valoriza o nosso passado e procura preservar nossas tradições para o futuro. Este ano, a programação irá evidenciar todos estes aspectos da nossa cultura, inclusive com a realização do desfile das famílias que ocorrerá no dia 18 de maio, como pré-evento da festa”, explica o presidente da Comissão Central Organizadora da XVI Ritorno Alle Origini, Sergio Luiz Maccari Junior.

A programação oficial terá início no dia 24 de maio, porém serão realizados dois pré-ventos que antecedem a festa. No dia 11 de maio, ocorrerá exposição de carros antigos na Praça Anita Garibaldi, tombo da polenta realizado pelo grupo Amici Della Polenta e o lançamento oficial da festa. Já no dia 18 de maio, será realizado o desfile das famílias na Praça Anita Garibaldi.

A festa inicia no dia 24 com a abertura oficial no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. “Esta é uma festa com um enfoque totalmente cultural. Teremos também a realização das tradicionais Olimpíadas Coloniais. Estamos com uma grande expectativa. A festa Ritorno Alle Origini tem um potencial incrível, onde projetamos e evidenciamos o nosso município por meio da nossa cultura”, garante Maccari.

As famílias interessadas em participar do desfile que será realizado no dia 18 de maio, poderão se inscrever diretamente na Diretoria de Cultura localizada no Parque Municipal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3465-1313.

Festa do Vinho já tem data e atrações definidas

Além da festa Ritorno Alle Origini que será realizada em maio, de 7 a 11 de agosto, Urussanga entra novamente em clima de festa, desta vez com a realização da XIX Festa do Vinho, um evento que valoriza o produto típico urussanguense, a uva e o vinho Goethe. O evento que é uma realização da Prefeitura de Urussanga, por meio da Comissão Central Organizadora, em parceria com as entidades e associações culturais do município, contará também com a empresa X9 Promoções Artísticas.

“Estamos ainda fazendo a definição dos pré-eventos, já que o nosso foco, neste momento é a festa Ritorno Alle Origini. No entanto, podemos adiantar que haverá a venda de passaportes no primeiro lote no valor de R$ 110, nos pontos de venda em Urussanga. Posteriormente iremos divulgar as datas em que eles serão comercializados”, explica o presidente da Comissão Central Organizadora da Festa do Vinho 2019, Sergio Luiz Maccari Junior.

Para este ano, o evento terá as seguintes atrações:

  • Dia 7 de agosto (quarta-feira): show nacional com Marília Mendonça;
  • Dia 8 de agosto (quinta-feira): show nacional com Wesley Safadão;
  • Dia 9 de agosto (sexta-feira): show nacional com Yasmin Santos;
  • Dia 10 de agosto (sábado): show nacional com Titãs;
  • Dia 11 de agosto (domingo): show nacional com Alok.
Colaboração: Jéssica Pereira/Prefeitura de Urussanga

 

Compartilhe com seus amigos!