SETEMBRO AMARELO, MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre valorização da vida.

Luiz Fernando Velho – Redação MonteCarlo FM

Setembro é o mês voltado à prevenção do suicídio, um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos casos envolvem jovens entre 15 e 29 anos. Estima-se que 95% dos suicídios poderiam ser evitados. O assunto já foi tabu, criando a ideia de que não se deve falar sobre o assunto para não induzir as pessoas ao ato. Isso é um mito que deve ser quebrado. Ainda hoje devido à falta de informação, há uma grande dificuldade em identificar sinais e comportamentos de um possível suicida.

Em 2018 O Centro de Valorização da Vida (CVV) posto de Criciúma, comemorou 14 anos de atividades na área da prevenção do suicídio, através do atendimento emocional gratuito, prestado por voluntários. De acordo com o presidente voluntário do CVV Roberto Lopes Caldas. “Além do atendimento por telefone, e pelo site do CVV, prestamos atendimento presencial aqui de segunda a sexta 11h as 15h”. Pontua.

Atualmente o CVV de Criciúma conta com 37 voluntários, mas ainda é pouco para a demanda. “Mesmo com os voluntários que temos hoje, sempre estamos precisando de mais ajuda”. Comenta

Durante o mês de setembro o CVV Posto Criciúma programou diversas ações:

 

No dia 07 participará do Desfile Cívico no Parque da Nações.

Dia 10 Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio vai promover uma roda de conversa com a população e distribuição de panfletos na Praça Nereu Ramos das 10h às 16h.

Na quarta-feira (12), realiza a Palestra Nacional com o presidente do CVV – Robert Paris na ACIC. O ingresso: um quilo de alimento e as inscrições podem ser feitas pelo link: Valorização da Vida .

 

O setor de Saúde Mental da Secretária de Saúde de Criciúma promove neste sábado (1º) a abertura da campanha do Setembro Amarelo com a ação ‘Porque Vale a Pena Viver’ na Praça Nereu Ramos com o plantio da Árvore da Vida e distribuição de material educativo para a população. Nos dias 5, 19 e 25 as agentes comunitárias serão capacitadas, com a palestra ‘O Papel dos Agentes Comunitários na Prevenção das Violências’, ministrada pela psicóloga do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), Sílvia Nagel Hülse, no Salão Ouro Negro. Dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, será realizado o II Seminário de Prevenção ao Suicídio: Rompendo o Silêncio. O evento ocorre no Salão Ouro Negro, às 8h30, com uma roda de conversas sobre ‘O Suicídio na Sociedade Atual’, o evento é aberto a toda comunidade.

LOCAIS DE AJUDA

Criciúma conta com serviços especializados para atendimentos, como o do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), que é da Secretaria de Saúde, e fica na Unesc,  e é aberto ao público informações pelo telefone: 3431-2764

O Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O atendimento poder ser feito pelo telefone 188 (sem custo de ligação) e atendimento presencial no posto do CVV, na Rua Cel. Pedro Benedet, nº 46, sala 321, Centro.

Compartilhe com seus amigos!