Jovens que completam 18 anos já podem fazer o alistamento

Procedimento pode ser realizado pela internet ou presencialmente

Redação MonteCarlo FM
Foto: Reprodução

Os jovens que completam 18 anos neste ano devem fazer o alistamento militar. Desde a última quarta-feira, dia 2, o sistema online de alistamento já está disponível para o cadastramento. Para quem tiver dificuldade e preferir o atendimento pessoal,  pode ir até a Junta Militar da sua cidade.

Para realizar o alistamento pela internet, o cidadão deve entrar no endereço www.alistamento.eb.mil.br e preencher um formulário com seus dados pessoais. Após isso, já poderá ser emitido o certificado de alistamento.  No presencial, é necessário em mãos o CPF, RG, Certidão de Nascimento e comprovante de residência.

Aqueles que  possuem  necessidades especiais  também  devem se alistar, mas a apresentação deverá acontecer na sede da Junta Militar. A regra é a mesma para aquele que for o único responsável pelo sustento de suas famílias.

O prazo para o alistamento segue até o dia 30 de junho. Devem se alistar pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Para quem tiver dificuldade e preferir o atendimento pessoal, a Junta Militar de Içara retorna as atividades na próxima segunda-feira (14), e o atendimento é das 7h às 13 horas.,

Em Criciúma  a Junta Militar está localizada na sala 15 da galeria do Terminal Urbano Central de Criciúma.

Colaboração: Giovane Marcelino – Ass. Comunicação Prefeitura de Içara 
Compartilhe com seus amigos!