IRPF 2018 – Consulta ao Penúltimo Lote de Restituição abre na Sexta-feira

A partir das 9h desta sexta-feira (9), a Receita Federal vai liberar a  consulta ao sexto lote do imposto de renda 2018.

Luiz Fernando Velho – Redação MonteCarlo FM
Foto: Reprodução

As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federalo valor referente ao sexto lote é de R$ 1,675 bilhão, a serem pagos para aproximadamente 91 mil de contribuintes, no próximo dia 16 de novembro. Os lotes do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2018 (ano-base 2017), inclui também restituições residuais de 2008 a 2017. A Receita Federal informou  que recebeu 29.269.987 declarações do Imposto de Renda dentro do prazo legal neste ano, número acima da expectativa inicial de receber 28,8 milhões de declarações em 2018.

A omissão de rendimentos foi o principal motivo para alguns contribuintes caírem na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas, no mês passado segundo a receita foram aproximadamente 383 mil contribuintes foram comunicados, por meio de cartas. Os contribuintes, em posse da informação de que há inconsistências em sua declaração do IR deste ano, poderão providenciar a correção, por meio de um processo conhecido como “autorregularização”.

Para saber o que há de errado em sua declaração do IR, os contribuintes podem entrar no site da Receita Federal, no serviço “Extrato da DIRPF”, utilizando código de acesso ou certificado digital.

Compartilhe com seus amigos!