Governo Bolsonaro: Ministérios ainda indefinidos

O número era de 15 pastas inicialmente, mas ficou decido que serão 22. As indefinições de alguns nomes deve seguir durante todo mês de dezembro.

Luiz Fernando Velho – Redação MonteCarlo FM
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (6), o presidente eleito Jair Bolsonaro terá uma reunião com o 20 ministros já escolhidos, para tentar definir os últimos nomes para completar a Esplanada dos Ministérios. As duas pastas que ainda faltam ser definidas são a do meio ambiente e dos direitos humanos, que são as duas áreas em que o futuro governo é mais criticado. Há especulações  que a pasta de direitos humanos, possa até virar uma secretaria ligada a um ministério. Já sobre o ministério do meio ambiente, Bolsonaro admitiu que está difícil encontrar alguém que se adapte ao que ele quer: “preservar o meio-ambiente, sem prejudicar a atividade econômica”.

Outra indefinição é sobre a Fundação Nacional do Índio – Funai, o presidente eleito afirmou que ela não será integrada a Agricultura, o futuro ministro da Cidadania não quer assumir a responsabilidade pela Fundação. Então a Funai pode acabar ficando no ministério da Justiça, onde está desde 1967, mas Sergio Moro já está muito sobrecarregado, pontuou Bolsonaro. Já o ministério do Trabalho será dividido entre  Cidadania e os superministérios da Justiça e Economia este último sob o comando de Paulo Guedes, que deverá assumir também a gestão do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O INSS é o órgão responsável por avaliar e conceder aposentadorias e outros benefícios previdenciários, e deve deixar a pasta de Desenvolvimento Social sendo integrada a de Economia. Um dos objetivos com a mudança é o maior controle sobre os benefícios pagos pelo órgão. O INSS é alvo constante de fraudes, o próprio órgão já detectou que muitos casos, principalmente envolvendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o governo paga benefícios que não deveriam ter sido concedidos.

Compartilhe com seus amigos!