Criciúma promove Dia ‘D’ de conscientização para mulheres

Realização do exame preventivo e solicitação da mamografia em todas as unidades de saúde são os diferenciais deste sábado

Redação MonteCarlo FM
Foto: Reprodução

A programação do Outubro Rosa de Criciúma vai promover neste sábado (20) o Dia ‘D’ da campanha, quando todas as 48 Unidades Básicas de Saúde do município estarão de portas abertas, das 13h às 17h. Os profissionais estarão à disposição para solicitar mamografias, realizar exames preventivos e ampliar o olhar sobre a saúde da mulher.

Para fazer o exame, a mulher não pode estar no período menstrual e estar há dois dias sem ter relação sexual. É necessário levar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e também um documento com foto.

De acordo com a coordenadora da atenção básica, Camila Felício, a intenção de realizar o Dia ‘D’ no sábado à tarde é pelo fato de muitas mulheres trabalharem no comércio e não terem acesso ao exame durante a semana. “O preventivo é feito na hora e a mamografia pode ser solicitada e agendada nas duas clínicas disponibilizadas pela Secretaria da Saúde”, explicou.

Segundo a secretária de Saúde, Francielle Gava, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata as mulheres no mundo, seguido do câncer no colo de útero. “Esses, são dois tipos de câncer que, se prevenidos e diagnosticados precocemente, têm uma alta taxa de cura, por isso, a importância do autocuidado”, enfatizou.

Desde o início do ano, Criciúma já realizou 4.695 mamografias e 8.143 preventivos. A Secretaria de Saúde disponibiliza a mamografia com livre demanda todos os meses, não só em outubro, portanto, a mulher pode requisitar o exame quantas vezes for necessário. Em 2017 foram 7.666 mamografias no município e esse ano o número já chegou a 4.695 exames.

Colaboração: Beatriz Formanski/ Prefeitura Municipal de Criciúma
Compartilhe com seus amigos!