Coleta Seletiva de Lixo em Criciúma

Criciúma possui coleta seletiva de lixo semanalmente nos bairros do município.

Luiz Fernando Velho – Redação MonteCarlo FM
Foto: Famcri/Divulgação

Atualmente 65 bairros de Criciúma contam com a Coleta Seletiva de Lixo. A equipe da Rádio MonteCarlo FM conversou com o gerente do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab), Luiz Selva sobre a forma de descarte para a coleta de lixo. “Hoje atendemos 65 bairros, os dias e horários estão no site da Famcri. O caminhão passa semanalmente cumprindo o roteiro e todo esse material recolhido e doado para a cooperativa de catadores, a Crica. Eles separam os lixos e selecionam e vendem o que é possível e dão um destino correto para o que não é vendido”, pontua o gerente.

Para fazer o descarte correto do lixo, as pessoas devem separar os lixos que são recicláveis como o plástico, metal, papel e depois lavar esses materiais, acondicionando em sacos de lixos e colocá-lo na frente de casa no dia da coleta.

Catadores Autônomos

O gerente relata que um dos problemas encontrado pela equipe da coleta de lixo, são os catadores autônomos. “Qual o nosso principal problema aqui, são os catadores individuais da cidade, aqueles que vocês veem empurrando uma carrocinha na rua, eles conhecendo o roteiro, passam na rua abrem os lixos retiram o que é bom, como o papelão e o lata que valem mais e deixam o restante jogado na rua e é por isso as reclamações, que as pessoas acham que a coleta não passou”, destaca Selva.

Ecoponto

O Ecoponto foi criado para destinar corretamente entulhos que não podem ser descartados no lixo comum, por conta do grande volume ou conteúdo tóxico. Pneus, móveis, eletrodomésticos, pilhas e óleo de cozinha são alguns exemplos dos produtos que podem ser depositados no local.

Administrado pela Famcri, o Ecoponto fica localizado na rodovia Jorge Lacerda, 900, no bairro Sangão.

Confira o dia da coleta

SEGUNDA-FEIRA

  • 08h – Santa Bárbara, Mina do Mato, Rio Maina (São Miguel), Vila Isabel
  • 13h – Centro (Prédios), Pinheirinho Alto, Pinheirinho Baixo, Boa Vista, Metropol, Rio Maina (Lado Igreja), Rio Bonito, Vila São Miguel

TERÇA-FEIRA

  • 08h – Operária Nova, Santo Antônio, São Luiz, Milanese
  • 13h – 1ª Linha, Argentina, Brasília, Jardim Paineiras, Recanto Verde, São João, Loteamento Bitenncourt, Demboski, Vila Rica, Imigrante

QUARTA-FEIRA

  • 08h – Catarinense, Estaçãozinha, Jardim Las Vegas, Loteamento DalPont, Michel, Vila São José, Centro (próx. Praça do Congresso)
  • 13h – Cidade Mineira Velha, Cidade Mineira Nova Jardim Angélica, Vila Macarini, Wosocris

QUINTA-FEIRA

  • 08h – Ana Maria, Cruzeiro do Sul, Jardim Maristela, Nossa Srª Salete, Ouro Negro, Vila Nova, Bairro 9
  • 13h – Lote 06, Santa Catarina, Vera Cruz, São Cristóvão, Ceará, Próspera

SEXTA-FEIRA

  • 08h – Comerciário, Monte Castelo, Pio Corrêa, Vila Floresta I, Vila Floresta II, Vila Francesa
  • 13h – Maria Céu, Santa Augusta, Universitário, Vila Zuleima, Sangão, Moradas da Colina

SÁBADO

  • 08h – 4ª Linha, HG, Mina Brasil, Morro Estevão, Pedro Zanivan, São Simão, Jardim Esteves, São Domingos
Compartilhe com seus amigos!